terça-feira, 24 de julho de 2012

PROJETO "LEITURAS DRAMÁTICAS - O EXERCÍCIO DA PALAVRA" APRESENTA COMÉDIA - PAULO JORGE DUMARESQ.

Projeto “Leituras Dramáticas - O Exercício da Palavra” apresenta comédia de Paulo Jorge Dumaresq


A terceira edição do projeto “Leituras Dramáticas - O Exercício da Palavra”, realização da Secretaria Extraordinária de Cultura do RN (Secult/RN) e Fundação José Augusto (FJA), apresenta na próxima quinta-feira (26), às 20 horas, no Teatro de Cultura Popular (TCP), a comédia “Os Patrões”, de Paulo Jorge Dumaresq, com direção cênica de Márcio Otávio Saes. A entrada é franca.
Coordenado pela atriz e diretora do TCP, Sônia Santos, o projeto já trouxe a lume em maio deste ano o texto “À Luz da Lua, os Punhais”, de Racine Santos, com direção cênica de Makarios Maia, e “Antes da Noite”, de Makarios Maia, com a assinatura de Robson Haderchpek.
O projeto visa privilegiar a dramaturgia do Estado e seus grandes nomes, ao homenagear mensalmente, de maio de 2012 a maio de 2013, um dramaturgo potiguar ou radicado no estado. Além das leituras mensais, realizadas por atores, diretores e convidados, o projeto terá uma segunda etapa, que publicará os textos lidos dentro de uma coleção específica.
Escrita em 1995 e inédita nos palcos natalenses, a comédia conta no elenco com Camilla Natasha (Greicinha), Carminha Medeiros (Eloá), Clara Menezes (Cacilda), Crésio Torres (Fausto), Fátima Arruda (Marli), Stefano Alves (Queiroz), Valdelice Araújo (Marfisa) e Victor Ferreira (Otávio).
No Brasil, a peça foi apresentada nas cidades de Andrelândia, Boituva, Conceição do Araguaia, Carapicuíba, Conselheiro Pena, Cornélio Procópio, Curitiba, Goiânia, Mossoró, Osasco, São João da Boa Vista e São Paulo. Em Portugal, “Os Patrões” obteve reconhecimento nas freguesias de Alpedrinha, Évora, Marinha Grande, Massarelos, Patalha, Pocariça, Vieira de Leiria e Vila Nova de Outil. Em Angola, a comédia foi aplaudida na capital Luanda.
Os Patrões
Encenada em três continentes (América do Sul, Europa e África), a peça “Os Patrões” tem inspiração na comédia de costumes burguesa e propõe o equilíbrio entre os elementos logos (texto), pathos (ação) e ethos (conteúdo). A obra busca, entre outros escopos, reavivar o debate sobre a secular luta de classes protagonizada por empregador x empregado, não perdendo de vista a condição humana dos personagens. Com um ritmo propositalmente vertiginoso, a peça também estabelece analogia com o andamento frenético do mundo moderno.
O conflito eclode quando a empregada doméstica Cacilda descobre que a patroa Marli mantém relacionamento amoroso com o motorista Queiroz. Revoltada com o tratamento dispensado pela patroa, Cacilda passa a chantagear Marli com o intuito de conquistar o marido da madame. Adicione-se, ainda, a suposta gravidez da adolescente Greicinha, filha de Marli e do empresário Fausto Boaventura. A partir desse ponto a trama assume proporções inusitadas com a instalação de um campo de batalha na mansão dos Boaventura, que inclui a tentativa de assassinato da própria Cacilda, ante a perspectiva de delação. A lei do desejo é, por vezes, dura e cruel.
Após sobreviver a acidente aéreo, o empresário Fausto Boaventura retorna ao lar já sabedor do que se passara na sua ausência. Para surpresa de todos, ele revela que mandava filmar os encontros amorosos da mulher com o fito de inflamar a relação, soterrando o sonho da empregada.


CONTATOS:
Paulo Jorge Dumaresq - 3222.5967 / 9953.5846.
Márcio Otávio – 3201.5213 / 9406.7045.
Sônia Santos - 32325307 / 9673.0285.

Nenhum comentário:

Postar um comentário