quinta-feira, 10 de maio de 2012

O ESPIRRO - AUTORIA DO CONFRADE SILVIO CALDAS.

SILVIO CALDAS

O ESPIRRO - Silvio Caldas




No começo do mês passado estava prestes a fazer a famosa cirurgia de redução de estômago. O último laudo que permitia a operação foi liberado pelo pneumologista, o competente Dr. Sérvulo Azevedo, que mantém consultório no Hospital do Coração.

Coincidentemente, no dia seguinte à liberação do laudo apanhei uma corrente de ar que me fez espirrar.

O tal espirro produziu em mim uma dor aguda, estranha, na região toráxica, como jamais havia sentido ao longo da vida.

Diante do inusitado fenômeno, resolvi retornar ao pneumologista, o qual reexaminou meu quadro, chegando ate a desconfiar de alguma costela quebrada.

- Bem amigo - comentou comigo - aparentemente você não está com qualquer problema na região toráxica. Mas por prudência vamos suspender o laudo que liberei e agora mesmo vou lhe encaminhar para fazer uma tomografia do tórax. E por enquanto, vamos suspender a liberação para a cirurgia bariática.

Resumindo: a tomografia revelou um pequenino nódulo no lobo inferior do pulmão, aparentemente insignificante. O laudo tomográfico, por sua vez, apesar de registrar o pequenino nódulo nada conseguiu esclarecer.

Repetida a tomografia, três meses após a primeira, o pequeno nódulo lá estava, na mesma posição, o mesmo tamanho, como se fora uma figura decorativa.

Doutor Sérvulo, na mesma tarde, encaminhou-me ao Dr. Hylas Pereira, que, em sendo seu vizinho de consultório, tomou as providências cabíveis ainda na mesma tarde.

Enfim, e para não cansar o leitor: o nódulo, uma vez biopsiado, revelou simplesmente que eu era portador de um câncer de pulmão, o qual foi totalmente estirpado, graças a Deus e à equipe do doutor Hylas.

Como sou ex-fumante, ainda assim atribui o fato apenas a ser um fumante passivo, contudo fui informado que, apesar de já haver deixado de fumar há vinte e cinco anos, ainda assim minha chance de adquirir um câncer por causa do antigo hábito tabagista era o dobro em relação a uma pessoa que jamais fumou.

Sinto-me bem, atualmente. Agradeço ao apoio que recebi, além da equipe do doutor Hylas, da prestimosidade dos doutores Marcos Vinício (endocrinologista Unicad) e ainda dos doutores Vicente Modesto (Natalcor) e do doutor Genibaldo Barros (Hospital São Lucas). Aproveito a oportunidade para elogiar a competência, profissionalismo e carinho do corpo de enfermagem do pavilhão Santa Terezinha, do referido hospital, bem como à equipe da Unimed que fez todo o atendimento em minha residência, após a alta hospitalar.

Por falar nisso, alguém deseja um cigarrinho?


jsc-2@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário