segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

IV - EU NÃO SABIA QUE DOÍA TANTO - EDUARDO ANTONIO GOSSON

EDUARDO ANTONIO GOSSON
JAMYLES GOSSON E REBECA

IV - EU NÃO SABIA QUE DOÍA TANTO
Por Eduardo Gosson (*)

Jamyles Gosson.

Nasceu em Maranguape/CE em 17.03.1931 e faleceu em Natal/RN , no dia 29.07.2011, filha de Antônio Moyses Gosson e Sofia Hamaney Gosson. Figura central em minha vida, criou-me; minha mãe biológica - Maria Dantas de Araújo - tinha problemas mentais (mais adiante falarei sobre ela) e não pôde cumprir a sua tarefa.
Aos dois anos comecei a frequentar semanalmente a casa dos meus avós e fui ficando e ficando... e fiquei. Esta senhora praticou o mandamento cristão de amar os outros conforme os Evangelhos. Amou-nos em três dimensões: 1. Foi tia-mãe; 2. Criou os meus dois filhos; e 3. Atualmente criava a minha neta Rebeca (mais na frente falarei desse amor por minha neta). Ninguém amou uma criança mais do que ela.
Lembro-me dela na loja-casa do meu avô, da Avenida Rio Branco, conhecido como Armarinho São Francisco. ( Tempos bons: colocavam-se cadeiras na calçada e, muitas vezes, lá pela madrugada é quando íamos dormir). Lá tinha um quadro-negro onde aprendi as primeiras lições por um método não convencional: quando errava tinha palmatória. Quando a matéria era Matemática eu estava ferrado: apanhava muito. Deu-me a régua e o compasso existencial.
Quando meus filhos Fausto e Thiago (gêmeos univitelinos) nasceram ela começou a transferir o seu amor para os dois. E amou-os incondicionalmente até que surgiu Rebeca - minha primeira neta. Logo os carinhos e mimos foram transferidos. A presença de Rebeca deu-lhe uma sobrevida. Após o falecimento de sua irmã Hulimase, viveu mais sete anos. Certa vez a feira estava no fim e só tinha uma laranja em casa; precisava se alimentar nas horas certas em face da diabetes. Recusou-se alegando que aquela laranja era para quando Rebeca chegasse da escola. Outra imagem: no domingo à noite quando meu filho Thiago voltava do Culto com sua esposa e filha (aderiram ao Protestantismo), ela ficava na frente da casa da rua Seridó com a sua bengala: “- Cadê a minha Rebeca que não chega?” Não tinha simpatia pelo modo de ser protestante. Preferiu ficar no Catolicismo. Sua perda foi imensa e, até hoje, Rebeca não absorveu. Sempre chama pela tia-bisavó. Recentemente, quando íamos ao supermercado ela começou a dizer que estava com saudade da titia e seus olhos lacrimejavam. Imediatamente parei o carro no estacionamento e, juntos, começamos a chorar. Para reverenciar a sua memória, escrevi este poema:

JAMYLES

Tu foste
O nosso sol
Neste mundo
Sem amor,
Sem poesia,
Sem esperança.
De velas cegas
E de vazio esquecimento.

Os pássaros, agora,
executam uma Sinfonia:
“Jamyles
mimosa”

“Jamyles
mimosa”

Anunciando-te
Ao Reino de Deus.

Jamyles em árabe, meu querido leitor, significa mimosa: eu não sabia que doía tanto!

(*) Escritor e poeta.Preside a União Brasileira de Escritores - UBE/N

Nenhum comentário:

Postar um comentário