domingo, 15 de janeiro de 2012

"V - EU NÃO SABIA QUE DOÍA TANTO" - EDUARDO ANTÔNIO GOSSON NA SEQÜÊNCIA DAS HOMENAGENS AOS SEUS MORTOS QUERIDOS.

EDUARDO ANTONIO GOSSON - PRESIDENTE

V - EU NÃO SABIA QUE DOÍA TANTO
Por Eduardo Gosson (*)

O quinto passageiro da Nau da Eternidade nasceu em 23 de Dezembro de 1926 em Maranguape/CE, filho de Antonio José Gosson e Sofia Hamaney Gosson . Antes de ingressar na Magistratura foi cabo do Exército, jogador de Volei (segundo Jurandyr Navarro o melhor levantador do Nordeste, apesar da sua baixa estatura), professor de História do Atheneu, Adjunto de Promotor.
Amigo do Governador Sylvio Pizza Pedrosa, este mandava o seu motorista particular ir buscá-lo para jogarem esse saudável esporte.
Ao ingressar, mediante Concurso Publico, na Magistratura do Rio Grande do Norte, no longínquo ano de 1961, foi designado para a Comarca de São Miguel, no Alto Oeste Potiguar. Depois, foi removido para a Comarca de São Gonçalo/RN , sendo o 1º Juiz desta Comarca. Removido para Natal, foi para a Vara Crimanal e, logo em seguida, para a segunda vara Cível, permanecendo por dezoito anos até ser promovido ao cargo de Desembargador do Tribunal de Justiça do RN. Sobre a sua remoção para Natal/RN, deve-se ao amigo e escritor Jurandyr Navarro, que à época era o Secretário - Chefe da Casa Cível, no governo do Monsenhor Walfredo Gurgel (pelas regras, o Tribunal enviava uma lista tríplice e o Governador escolhia). Ao despachar com seu auxiliar, perguntara:
Governador: “-Jurandyr, quem eu nomeio nesta lista?”
Secretário: “- José Gosson, que é meu amigo”.
José Gosson humildemente conseguiu ultrapassar nomes fortes da magistratura. Portador de uma serenidade e tranquilidade, o poeta e advogado trabalhista. Gilberto Avelino dedicou-lhe um poema - "A Garça". Era adepto de que uma Conciliação era melhor que uma briga judicial (hoje, quando se fala tanto em Mutirão da Conciliação), é bom lembrá-lo como um Precursor.
Quando foi promovido ao cargo de desembargador, levou como assessor o Dr. Agamenon Fernandes, um magistrado aposentado conhecido pela sua eficiência. Certa vez viajando para fazer correição nas comarcas, o Dr. Agamenon Fernandes perguntou-lhe: “- José Gosson, o amigo gostaria de morar naquela fazenda?”
Resposta na ponta da língua: “- prefiro um cantinho lá na penitenciária João Chaves”. Era um cidadão totalmente urbano. Detestava a vida rural. Foi Corregedor, Vice-Presidente do TJ e membro do Conselho da Magistratura. Foi Corregedor, Vice-Presidente e Presidente aposentou-se do cargo em Dezembro de 1999. Casou-se duas vezes, teve três filhas e cinco netos. Faleceu em 23 de Outubro de 2011, aos 82 anos de idade, vítima da diabetes.

(*) Escritor e poeta preside a União Brasileira de Escritores - UBE/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário