sexta-feira, 10 de maio de 2013

COMBATE ÀS TREVAS – II (A QUESTÃO DAS DROGAS) - POR EDUARDO ANTONIO GOSSON.

FAUSTO GOSSON
COMBATE ÀS TREVAS – II (A QUESTÃO DAS DROGAS) 
 Por Eduardo Gosson(*) 

 ANJO FERIDO para Fausto Gosson 

 “Não se pode ferir as asas de um anjo, mas o fizeram nas franjas da noite; as ruas traem a quietude da casa, a paz do Senhor é bandeira defraudada. Não se deve dizer mais que herói é o homem com seus sonhos, seu vigor, espada e nome, se as fantasias de querer mais que o céu na terra tornam impura a estrada, dilui passos em quimeras.
 (Meu querido menino, santos eram teus olhos, o Senhor da paz está contigo em óleo).  Não fica impune o que rouba a inocência, O barro de Deus é obra de Suas mãos. Esta aliança não é perdida no azul do infinito, ainda que a mordida do tempo rasgue o manto. Uma criança chora no pai que enterra a semente, mas ele tem a esperança de um dia ouvir o canto do que hoje em letra e coração dorme eternamente.” 
 Alexandre Abrantes

 O Estado no Brasil e, em particular, no RN não tem uma política para tratar os dependentes químicos. Senão vejamos a situação dos três hospitais que “cuidam” do problema: Hospital João Machado. Referência no passado em Psiquiatria, hoje está na contramão: projetado para atender as doenças mentais, atualmente os doentes mentais lá assistidos são em torno de 10%; os 90% restantes são dependentes químicos que lá permanecem por no máximo uns 15 dias até terem alta, ficando à-toa; os novos medicamentos para combater a dependência, não tem;no menu, só há medicamentos básicos para as doenças mentais. Para completar o quadro, as mentes iluminadas da Secretaria de Saúde resolveram abrir novas enfermarias, misturando doenças mentais, dependência química e doenças comuns. É sabido de todos que um paciente com doença mental em crise pode fazer loucuras com os demais. Tenho pena de um diretor de um hospital nestes moldes: viverá sendo chamado pelo Ministério Público ou Conselho de Medicina para se explicar ou explicar o inexplicável. Casa de Saúde Natal. Do saudoso Severino Lopes, um pioneiro no tratamento das doenças mentais é, ao nosso ver, o pior dos três, uma vez que é todo verticalizado, parecendo um campo de concentração. Praticamente, não tem área verde. Clínica Santa Maria. Atendia ao SUS até recentemente, quando sérias denúncias fizeram com que a mesma fosse descredenciada. Se antes estava ruim, agora ficou pior. Já tive filhos internados lá por causa da dependência química. Pude constatar que os traficantes em motos jogavam a droga por cima do muro. Tive certa vez a oportunidade de relatar para a senhora Marione, esposa do Dr. Agamenon Fernandes, proprietário da clínica. Solução imediata: mandaram subir em torno de um metro o muro, mas o problema continua porque diz respeito a todos nós. Em vez de jogarmos o problema para debaixo do tapete, precisamos empreender um COMBATE ÀS TREVAS. Nos últimos 15 anos, na esfera municipal, foi criado outro modelo: CAPS, no rastro da antipsiquiatria desenvolvida por Basaglia na Itália, que na década de 70, com ajuda dos pacientes, literalmente desmontaram o hospital psiquiátrico tradicional. Aqui se partiu do velho modelo para um “novo” duvidoso. Tem estados da Federação que os seus formuladores colocaram na Constituição do Estado, que a partir da Promulgação do texto legal, nenhum hospital psiquiátrico seria mais construído. Resultado: o velho e o “novo” não funcionam. 

(*) É Escritor. Presidente da União Brasileira de Escritores -UBE/RN.
Perdeu o filho Fausto no ano passado no dia 26.05.2012, vítima de overdose de cocaína.
 E-mail: eagosson@gmail.com

2 comentários:

  1. Amigo Eduardo, essa não é uma luta de um só, mas a luta de um todo. Luta de toda a sociedade mundial, que agoniza sob a pressão persistente e resistente do maior inimigo da humanidade e da sua estrutura familiar e afetiva (a dependência química, que começa como hábitos sociais de entretenimento, quase sempre e demonstra ser a grande armadilha da escravização). Os governos, as organizações e as famílias só acordam, quando não há mais solução e a violência desconstrói a verdade estabelecida na espiritualidade do amor. Aplaudo sua garra e sua luta por proclamar a necessidade de reestruturação para se combater inimigo social tão ladino e cruel. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida Jania:
      Obrigado por suas palavras porque, juntos, venceremos esse inimigo que por vezes frequenta nossa casa.
      Um abraço forte
      Eduardo Gosson

      Excluir