domingo, 25 de janeiro de 2015

CARTAS DE COTOVELO 10 (versão 2015) - POR CARLOS ROBERTO DE MIRANDA GOMES.



Os meus leitores devem ter notado a mudança da minha maneira de ser nos instantes do veraneio, sempre de braços com as coisas boas do cotidiano, refletindo nas minhas Cartas de Cotovelo, que tiveram uma linguagem um tanto amargurada. Peço desculpas. Fiz muito esforço para superar as adversidades neste novo ano e somente no quase seu findar deste janeiro consegui vencer um pessimismo agudo que tolhia a minha alegria de viver, embora com a carga de problemas de saúde que me acompanha já a uns 10 anos. Usando a experiência que a vida me ofereceu nestes quase 76 anos, também me foi dada a possibilidade de melhor avaliar quais as causas mais evidentes capazes de retirar as imunidades existenciais, neste universo pouco solidário e pude constatar, que maior que as dificuldades materiais ou as dores de eventuais perdas de parentes e amigos, aflora como procedimento mais prejudicial à espécie humana a prática da injustiça. Venho de família que sempre cultuou a solidariedade e a compreensão e, a eventualidade de uma injustiça nos atinge de tal forma, que custa caro segurar o desejo de vingança, por conflitar com a essência dos ensinamentos cristãos. Considero que venci, graças a Deus, esse sentimento menor de revide, que de nenhuma maneira engrandece a criatura humana e agora o meu sentir é de apenas um lamento, tal a certeza de que os despóticos terão no correr da vida o retorno daquilo que plantaram sem a grandeza do respeito à dignidade alheia. A música, que é resultado da sabedoria popular, de vez em quando retrata tais situações com alertas: “Eu assisti de camarote o teu fracasso” (Chico Alves “Viola”), ou “Quem vive sempre em grande altura leva sempre a maior queda.” (Noel Rosas). Por tudo isso, tenho a certeza de que as coisas vão mudar, o amanhã será mais promissor, tanto que já tenho novos projetos e readquiri a capacidade de trabalho represada, exceto nas deficiências físicas que a idade impõe e das quais sou consciente. Do tempo que me resta, dado por acréscimo à idade bíblica, terei forças suficientes para sentir a presença do Criador em minhas ações, sem ódio e sem medo e sempre no olhar para o que posso fazer de bom pelo meu semelhante. A cada um, segundo o seu merecimento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário