sexta-feira, 30 de novembro de 2012

O JUVENAL LAMARTINE DEVE SER PRESERVADO - ARTIGO DE CARLOS ROBERTO DE MIRANDA GOMES.


ESTÁDIO JUVENAL LAMARTINE EM DÉCADAS RECUADAS.
CARLOS ROBERTO GOMES (*)

  Nos últimos dias o assunto sobre a alienação do velho Estádio Juvenal Lamartine vem tendo espaço na mídia. Há pronunciamentos favoráveis a uma permuta; outros em conservação e restauração; outros, ainda, pela transformação em um bosque e outras indicações. O jornalista Albimar Furtado retratou bem o tema em seu artigo de hoje no Novo Jornal, recordando momentos históricos daquele equipamento público e fazendo ponderações racionais, onde conclui pelo aproveitamento das ideias da Professora Eleika Bezerra, reafirmada pelo Arquiteto Moacyr Gomes, no sentido de se fazer ali uma área verde. É por aí a solução. Não se deve preservar simploriamente, mas oferecer um patrimônio da história local com sustentabilidade. Primeiro, devem ser restauradas as arquibancadas originais, pois elas têm um modelo arquitetônico a ser preservado. O mais seria realmente arborizar convenientemente o local, com construção de restaurante, pequenas lojas e um museu do esporte, reservando-se a área da frente para estacionamentos, mas restaurando o pórtico de entrada e parte do muro da forma como foi inaugurado. Lembrem-se do Bosque do Central Park de Nova York e outras dessas maravilhas que temos em algumas capitais no Brasil. Vender prá que? Vamos respeitar, pelo menos um pouco, do que restou de um passado feliz desta cidade dos Reis Magos. Quem não lembra do parque de brinquedos da Praça Pedro Velho. Ali passei muitas tardes de domingo com os meus filhos. É inesquecível! Poderíamos repetir no JL algo parecido. Parece até um sonho! Tem razão Albimar - "Abra-se ao uso público e ela ficará repleta de gente, como estão hoje o Bosque dos Namorados e o Mangueirão". O velhinho aqui vai comprar mais uma briga, como já está fazendo junto a Valério Mesquita, para tornar o Instituto Histórico de Geográfico do Rio Grande do Norte, um equipamento para acesso público e preservação do seu acervo, através da digitalização de documentos e obras, de forma a permitir consultas e pesquisas através de computador, sem os riscos de desgaste dos originais. Salvemos o nosso patrimônio, que é parte da história e, com essa providência restauremos nossos costumes, nosso folclore, nossos folguedos e nossas tradições. O progresso só se justifica com a preservação da história, que constitui o amor à terra mãe.

(*) Advogado e escritor.

A PRESTIGIADÍSSIMA NOITE DE AUTÓGRAFOS DE MARIA RIZOLETE FERNANDES, EM 29-11-2012, NA ANL.


MARIA RIZOLETE FERNANDES TEVE SEUS AUTÓGRAFOS PRESTIGIADÍSSIMOS. CERCA DE 200 PESSOAS CERCARAM-NA ATÉ ÀS 22 HORAS. VENDAGEM EXCELENTE, AMIGOS, POLÍTICOS, INTELECTUAIS, REPRESENTANTES DE DIVERSAS ENTIDADES E UM BUFFET INESGOTÁVEL.
 PARABÉNS, CONFREIRA.
BETINHA, MARIA TEREZA E TEREZA
ENTRE AMIGAS A ESCRITORA AUTOGRAFA SEU LIVRO QUE É UMA DOÇURA DE LER: CRÔNICA NO MELHOR ESTILO, UMA VIAGEM PELO MARAVILHOSO COTIDIANO DA VIDA QUE AINDA NOS PERMITE O DELEITE DIANTE DAS COISAS SIMPLES.
RIZOLETE E A ALEGRIA COM AS AMIGAS QUERIDAS.

A DOCE E MIMOSA VENDEDORA, ASSEDIADÍSSIMA COM A VENDAGEM E NÃO SE ALTEROU, CONSERVOU ESSE OLHAR DE LUZ E A POESIA DESSE SORRISO.

A FAMÍLIA GOSSOM QUE BEM PRESTIGIA OS EVENTOS. E O PATRIARCA - EDUARDO GOSSON - QUE SABE APLAUDIR AS PESSOAS E ANUNCIAR SUAS ATIVIDADES, LEMBRAR, FAZENDO DE TUDO PARA QUE UM EVENTO SEJA BEM SUCEDIDO.
CONFRADES DA AUTORA: HORÁCIO PAIVA E LÚCIA HELENA
LIVIO OLIVEIRA (DIA 18-12 AUTOGRAFNDO ""TEOREMA DA FEIRA"), ZELMA FURTADO - PRESIDENTE DA ACADEMIA FEMININA DE LETRAS DO RN E DIRETORA DO MEMORIAL DA MULHER) E SUA PRIMA QUE NÃO VIA HÁ ANOS E FOI AQUELA ALEGRIA.
OS SEGUIDORES DE SADDAN HUSSEIN ANDAM PROCURANDO O TESOURO......
CONFRADES: LIVIO OLIVEIRA E LÚCIA HELENA
ELA É UM CHARME! TEM SANGUE ITALIANO ( ROSSO - O PAI) E CASOU-SE COM UM PAPA GERIMUM DA GEMA. SEMPRE ACOMPANHA O AMOR EM TODOS OS EVENTOS, MUITO BEM VESTIDA, ALEGRE E AGRADÁVEL!!!
FAMÍLIA GOSSON QUE PRESTIGIA OS EVENTOS: THIAGO GOSSON, A LINDA FILHA REBECA E JANAÍNA- - A ESPOSA.
DEUS DO CÉU, UM SANDUÍCHE COM SABOR DE AMOR: MINHAS LINDAS COMPANHEIRAS DO MEU COMEÇO NA UFRN, PRECISAMENTE NA MATERNIDADE ESCOLA JANUÁRIO CICCO, DÉCADA DE 70: DARCI E DALVA SILVESTRE. UM FELIZ REENCONTRO.
LIVIO OLIVIRA, CARLOS GOMES E THEREZA.
NÁSSARO, LIVIO E NELSON
PATRICIA, SUA MAMA JANIA SOUZA (QUE EU AMO E É MINHA CONFREIRA E VÁRIAS ENTIDADES)  E LÚCIA HELENA!

MÁRIO IVO CAVALCANTI (GRANDE ESCRITOR, TINHA UM ESPAÇO MARAVILHOSO NO JORNAL DE HOJE, INTITULADO: "ADVINHE QUEM VEM PARA O CAFÉ DA MANHÃ" - E EU PERGUNTO A MARCO AURÉLIO SÁ, QUANDO PODEREMOS DEGUSTAR ESSE BELO CAFÉ DA MANHÃ?
TODAS DO  SAUDÁVEL E ENRIQUECEDOR COTIDIANO DA POETISA RIZOLETE.
LÚCIA HELENA E DARCI - A ALEGRIA DE REVER!
MEUS AMORES: THEREZINHA E CARLOS GOMES
JANAINA E THIAGO GOSSON

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

"MEMÓRIAS DE UMA TRÍPLICE JORNADA", TORNOU REALIDADE O SONHO DE UM OCTOGENÁRIO QUE DE FUZILEIRO NAVAL GALGOU OUTROS DEGRAUS E AGORA, É ESCRITOR!

O ESCRITOR ESPEDITO MOREIRA MELLO REUNIU, EM SEU LIVRO, O MELHOR DE SUAS LEMBRANÇAS, ALÉM DE HOMENAGEAR PESSOAS E LUGARES QUE CONSTITUÍRAM AS PÁGINAS DE "MEMÓRIAS DE UMA TRÍPLICE GERAÇÃO", EDITADO QUANDO ELE, NA ESCALADA DA VIDA, JÁ OCTOGENÁRIO, RESOLVE PUBLICAR ESSE RESUMO INTENSO DE SUA VIDA, QUE AINDA LHE PERMITE LUTAR EM PROL DE SUAS REALIZAÇÕES. 
É COMO DIZ O AUTOR DAS ORELHAS DO LIVRO - JOSÉ DE CASTRO - "...ELE AINDA ESTÁ NO RINGUE DA VIDA, BUSCANDO ATINGIR A PERFEIÇÃO, DIFÍCIL DE SER ALCANÇADA, MAS SEMPRE DESEJADA"...
O AUTOR AUTOGRAFA SEU PRIMEIRO LIVRO, COM MUITO CARINHO!
ESPEDITO MOREIRA MELLO CONTA GRANDE PARTE DA SUA VIDA NUM LIVRO DE REMINISCÊNCIAS.
O AUTOR AO LADO DA SUA ESPOSA BIA
GRUPO DE FUZILEIROS NAVAIS PRESTIGIANDO O AUTOR EM SUA NOITE DE GLÓRIA!
ESCRITORES: ALEXANDRE ABRANTES, EDUARDO GOSSON E ESPEDITO MELLO.
  
GEORGE VERAS, EDUARDO GOSSON, ESPEDITO MELLO E CARLOS GOMES.
 O AUTOR ENTRE AMIGOS
CERCADO DE AMIGOS DO BEM QUERER
 COM O SOBRINHO!
SUELY GOSSON E LÚCIA HELENA
 
AS MEMÓRIAS DE ESPEDITO MOREIRA MELLO
THIAGO GOSSON E JANAÍNA
JOSÉ´DE CASTRO, ESPEDITO MELLO E EDUARO GOSSON.
GEORGE VERAS, EDUARDO GOSSON, ESPEDITO MELLO, CARLOS GOMES E LÚCIA HELENA
O AUTOR LADEADO PELOS AMIGOS
 AMIGO DE ESPEDITO MELLO
 
FUZILEIROS NAVAIS, EDUARDO E ESPEDITO
THIAGO GOSSON, ALEXANDRE ABRANTES, EDUARDO GOSSON E ESPEDITO MELLO
GEORGE VERAS, EDUARDO GOSSON E O AUTOR DA NOITE.
EDUARDO GOSSON: "BENDITO O FRUTO ENTRE AS MULHERES".
SUELY GOSSON E LÚCIA HELENA
O AUTOR SINTETIZA: "NESTE LIVRO, VIVÊNCIAS DE 1932  2000"...
PARA ESPEDITO MELLO: "A VIDA CONTINUA..."
O LIVRO DE MEMÓRIAS DE ESPEDITO MOREIRA MELLO