DIA DO LIVRO INFANTIL - NOTA DA UBE-RN
MONTEIRO LOBATO
O GRANDE HOMEM BRASILEIRO
EDUARDO GOSSON
PRESIDENTE DA UBE/RN LIVIO OLIVEIRA
AUTOR, ENTRE OUTROS, DO FABULOSO "TEOREMA DA FEIRA"
GEORGE VERAS, JANILSON DIAS DE OLIVEIRA E CARLOS GOMES.
MANOEL MARQUES FILHO, EDUARDO GOSSON, LÚCIA HELENA E LIVIO OLIVEIRA
GEORGE VERAS AUTOR DE "PATRONOS ESCOLARES" DO RIO GRANDE DO NORTE.
DR. CARLOS GOMES - A GRANDE FIGURA LITERÁRIA E JURÍDICA
PRESENÇAS
MANOEL MARQUES FILHO
DIA DO LIVRO INFANTIL - NOTA DA UBE-RN
A União Brasileira de Escritores - UBE-RN vem lembrar que ontem, dia 18, foi comemorado em todo o Brasil, "O Dia do Livro Infantil" e do nascimento do escritor Monteiro Lobato, criador de inúmeros personagens que se incorporaram ao imaginário cultural brasileiro, como tia Anastácia, imortalizada no Sítio do Pica Pau Amarelo.
Por outro lado, se congratular com diversas entidades da sociedade civil, que ao longo desta última década vem se preocupando com as atividades do livro e da leitura, impulsionando o Poder Público a elaborar os Planos do Livro e da Leitura, que agora começam a sair do papel,nas esferas Federal, Estadual e Municipal.
Natal-RN, 18 de abril de 2013
Presidente: Eduardo Antonio Gosson
1º Vice-Presidente: Jurandyr Navarro da Costa
2ª Vice-Presidente: Anna Maria Cascudo Barreto Secretário-Geral: Manoel Marques da Silva Filho,
1º Secretário: Paulo Jorge Dumaresq Madureira
2º Secretário: Francisco Alves da Costa Sobrinho
1º Tesoureiro: Jania Maria Souza da Silva 2º Tesoureiro: Aluizio Matias dos Santos Diretor de Divulgação: Lucia Helena Pereira
Diretor de Representações Regionais: Joaquim Crispiniano Neto
Diretor Jurídico: Carlos Roberto de Miranda Gomes
-------------------------------------------------
José Bento Renato Monteiro Lobato (nasceu em Taubaté, 18 de abril de 1882 e faleceu em São Paulo, duia 4 de julho de 1948).
Foi um dos mais influentes escritores brasileiros do século XX, importante editor de livros inéditos e autor de importantes traduções. Seguido a seu precursor Figueiredo Pimentel ("Contos da Carochinha") da literatura infantil brasileira, ficou popularmente conhecido pelo conjunto educativo de sua obra de livros infantis, que constitui aproximadamente a metade da sua produção literária. A outra metade, consistindo de contos (geralmente sobre temas brasileiros), artigos, críticas, crônicas, prefácios, cartas, um livro sobre a importância do petróleo e do ferro, e um único romance, O Presidente Negro, o qual não alcançou a mesma popularidade que suas obras para crianças, que entre as mais famosas destaca-se Reinações de Narizinho (1931), Caçadas de Pedrinho (1933) e O Picapau Amarelo (1939).
Nenhum comentário:
Postar um comentário